Pelo menos cinco cidades piauienses estão sem estoque da vacina Coronavac para a aplicação da segunda dose, segundo o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde. Os municípios são: Amarante, Água Branca, Palmeira do Piauí, Massapê do Piauí e Queimada Nova.

O Conselho ainda está fazendo o levantamento do total de cidades que estão com o mesmo problema, para repassar as informações ao Ministério da Saúde.

Em resposta, o governador Wellington Dias (PT) informou que o Piauí vem trabalhando para que não ocorra interrupção na aplicação da segunda dose da vacina. Em um vídeo publicado em rede social, ele revelou que o governo estadual conseguiu autorização para usar 20 mil doses da reserva técnica.

“Eu sei que muitas vezes não tem compreensão das medidas que adotamos, mas aqui nós seguimos a ciência, com planejamento. Com o nosso Comitê Emergencial, junto com os municípios e com a própria União, trabalhamos para que o Piauí não tivesse qualquer interrupção na segunda dose, para que seguisse com a primeira dose, garantido na data da segunda dose tivesse a sua vacina e assim vamos seguir. Agora conseguimos também a autorização de 20 mil vacinas que estavam bloqueadas e isso vai ampliar a vacinação no Piauí”, declarou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a reserva técnica de vacinas contra Covid-19 é de 29.468 doses. O Piauí já recebeu 785.480 doses do Ministério da Saúde.

A expectativa do governo é receber nesta sexta-feira (29) mais 71.650 doses, sendo 70.250 vacinas AstraZeneca/Fiocruz e 1.400 doses da vacina Sinovac/Butantan. Elas serão destinadas para a primeira dose do grupo de 60 a 64 anos, para o público de forças de segurança e salvamento e para as forças armadas.

G1 PI