A Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina informou nesta quarta-feira (14) que recapturou o adolescente de 17 anos que é suspeito pelo assassinato do estudante de medicina, Antônio Rayron Soares de Holanda, na Avenida Miguel Rosa, na Zona Sul de Teresina, no ano de 2018.

Adolescentes do Centro Educacional Masculino, localizado no bairro Itaperu, na Zona Norte de Teresina, iniciaram uma rebelião na madrugada desta quarta-feira, o que ocasionou a fuga de 39 jovens.

Entre os fugitivos estava um adolescente de 17 anos, que cumpria medida socioeducativa pelo ato infracional análogo a latrocínio, roubo seguido de morte, contra o estudante de Medicina, Antônio Rayron Soares de Holanda.

“O CEM fica próximo à sede da GCM. Assim que soubemos da fuga, começamos a empreender diligência. Esse adolescente de 17 anos foi recapturado juntamente com outro de 17 anos próximo à uma lagoa na Nova Brasília, na zona Norte”, informou Ranieri Fontes, comandante do dia da GCM.

Fugitivos recapturados

A Guarda Municipal já conseguiu recapturar cinco menores infratores que fugiram do Centro Educacional Masculino. No bairro Itaperu, próximo à sede da GCM, ainda foi apreendido um fugitivo de 18 anos.

“Na região da Santa Maria, recuperamos uma moto. A vítima conta que foi abordada por três suspeitos e acreditamos que também sejam do CEM”, informou Ranieri Fontes.

Rebelião

Adolescentes do Centro Educacional Masculino, localizado no bairro Itaperu, Zona Norte de Teresina, iniciaram uma rebelião na madrugada desta terça-feira (14). O grupo de gerenciamento de crises da Polícia Militar conseguiu pôr fim à revolta 7 horas depois do início da revolta, às 8h da manhã.

Ainda não se sabe o que motivou a revolta. De acordo com o capitão Tanack Hitler, do Batalhão das Rondas Ostensivas de Natureza Especial, os jovens iniciaram a rebelião por volta de 1h da madrugada e destruíram diversas alas da unidade, além de terem ateado fogo em colchões.

O grupo de gerenciamento de crises da Polícia Militar chegou local por volta das 8h para tentar resolver a situação sem o uso da força. Cerca de meia hora depois, a situação havia sido controlada. Nenhum jovem ficou ferido.

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) do estado informou que havia cerca de 100 jovens na unidade, pelo menos 40 foram retirados em segurança do local, antes do fim da rebelião, e outros 60 continuavam no CEM.

Na confusão, alguns adolescentes conseguiram fugir da unidade e pelo menos quatro já foram localizados e conduzidos de volta à unidade. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros acompanham a movimentação no local.

G1 PI