Início Destaque No Dia do Jornalista, secretário de Saúde fala sobre possibilidade de inclusão...

No Dia do Jornalista, secretário de Saúde fala sobre possibilidade de inclusão da classe na vacinação contra a covid-19

Na manhã desta quarta-feira, 07 de abril, profissionais da imprensa picoense foram homenageados pela Prefeitura Municipal de Picos, através da Coordenadoria de Comunicação, pelo Dia do Jornalista, comemorado hoje.

A coordenadora de Comunicação de Picos, Fátima Miranda, falou sobre a data e destacou a importância do trabalho da classe, sobretudo, neste período de pandemia.

“Quem trabalha com a notícia todo dia, e tem essa função essencial de estar nas ruas, nos hospitais, nos órgãos públicos, coletando dados precisos e com responsabilidade para manter a população informada, é geralmente esquecido, e hoje é o Dia do Jornalista, então a gente não poderia esquecer esse profissional que é essencial e que está se arriscando todos os dias, colocando sua vida em risco, a sua saúde, para informar as pessoas, então essa deia nasceu dessa necessidade de reconhecer esse trabalho que é super importante e que muitas vezes é esquecido”, pontuou.

Fátima Miranda

Na ocasião, Fátima Miranda falou da possibilidade de incluir os jornalistas no grupo prioritário da vacinação contra a covid-19. Ela destacou que já conversou com o secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, e que a discussão está em bom andamento.

Aldo Gil falou que reconhece a importância da atuação do profissional de imprensa durante a pandemia, e informou sobre a petição por parte da gestora de Comunicação do município.

Aldo Gil

“Estou sempre em contato com a colega Fátima Miranda, nós temos a petição desse meio tão importante, que são os jornalistas, que estão nos ajudando muito, principalmente agora neste período de pandemia, levando as informações para a população, informando; e sabemos que são pessoas que estão sempre na linha de frente, trabalhando dia e noite, vão em todos os locais da cidade, fazendo a cobertura da vacinação, sabemos da importância e estamos também nessa luta, junto com vocês, para conseguirmos esse direito da vacinação para essa classe”, afirmou.

Aldo Gil disse que a Secretaria de Saúde irá enviar um ofício para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e para o Ministério da Saúde com o pedido de inclusão da classe jornalística de Picos. Mas reiterou que a abrangência da vacinação para este público depende de “órgãos superiores”.

Os profissionais

Os jornalistas que atuam na comunicação do município, seja no rádio, Tv, portal ou impresso, destacaram a importância de exercer a profissão, principalmente neste período de pandemia, em que a classe esteve sempre ativa.

O jornalista e professor de comunicação, Jailson Dias, falou que durante a pandemia, os pressionais de imprensa têm lutado contra dois vírus, o do coronavírus e também o do negacionismo. Ele pontua que a desinformação tem sido um fator negativo no enfrentamento à pandemia.

O jornalista Antônio Rocha fala que o dia de hoje deve ser comemorado para que se possa lembrar a importância do profissional de comunicação para toda a sociedade.

Ingrid Moura, repórter na TV Picos, lembra que os jornalistas são combatentes da linha de frente na pandemia. Segundo ela, a classe se expõe diariamente ao risco de ser contaminado pela covid-19 para poder levar informação à sociedade.

A repórter web, Jaqueline Figueiredo, lembra que muitos jornalistas já foram contaminados exercendo seu trabalho. Ela destaca que mesmo em meios às dificuldades, os jornalistas dão o melhor para levar a notícia com qualidade.

A jornalista Paloma Alencar também mencionou o trabalho dos comunicadores durante a pandemia, onde sempre estão na ativa. E lamentou que ainda há negacionismo em relação ao vírus.