O Conselho Regional de Enfermagem no Piauí (Coren-PI) abriu um procedimento ético disciplinar para investigar o vereador Ancelmo Jorge (Progressistas), suspeito de adentrar o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, e medicar um paciente internado no setor Covid-19 da unidade de saúde.
Ancelmo é enfermeiro e servidor do hospital. Entretanto, ele encontra-se afastado por exercer a função de vereador no município. Procurado pelo G1, o parlamentar informou que só irá se pronunciar durante a apuração do caso.
O paciente foi identificado como Francisco das Chagas. Ele ficou internado na unidade de saúde por dez dias, após ter 40% do pulmão comprometido em decorrência da Covid-19. Na sexta-feira (26), ele foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva. Francisco faleceu no domingo (28).
Um familiar, que preferiu não se identificar, contou que Francisco possuía uma relação de amizade com o vereador Ancelmo Jorge e que ele era o responsável por passar informações à família quando o paciente ainda estava na enfermaria.
“Não sei ao certo o que houve no hospital, se ocorreu a aplicação de medicamento ou não. Mas sei que houve uma cobrança. Uma pessoa que trabalha no hospital me relatou que procedimentos não estavam sendo feitos com Francisco e o Ancelmo cobrou isso”, afirmou o familiar.
Em nota, profissionais de saúde do Tibério Nunes repudiaram supostas ameaças feitas pelo vereador e ressaltaram todos os procedimentos feitos nos pacientes são registrados no prontuário médico e ficam sempre à disposição. Confira a nota ao fim da reportagem.
O presidente do Coren-PI, Antônio Neto, explicou que a denúncia foi realizada por uma enfermeira do Tibério Nunes que estava de plantão.
“Recebemos a denúncia durante este fim de semana. De imediato, determinados que a Divisão de Fiscalização realizasse uma averiguação prévia para que, a partir disso, darmos prosseguimento ao procedimento ético disciplinar”, comentou.
Confira a nota do Hospital Tibério Nunes:
NOTA DE REPÚDIO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO HOSPITAL REGIONAL TIBÉRIO NUNES.
Nº 022
Floriano, 26 de março 2021.
Viemos através desta, repudiar todo e qualquer tipo de agressão e ao mesmo tempo nos solidarizar com os profissionais do setor Covid-19, que sofreram duras ameaças vindas do Vereador Municipal em exercício, Ancelmo Jorge Soares da Silva. Ressaltamos que a conduta de toda à nossa equipe multiprofissional segue o protocolo nacional. As informações em relação à conduta realizada pela equipe no paciente são registradas no prontuário médico, estando sempre à disposição do paciente. O Hospital Regional Tibério Nunes, está tomando as medidas jurídicas cabíveis, resguardando a segurança dos pacientes e profissionais. Se colocando sempre à disposição dos pacientes e familiares.
Davyd Teles Basílio
Diretor Geral do Hospital Regional Tibério Nunes
G1 PI