O Piauí começou a vacinar pessoas com deficiência (PCDs) contra a Covid-19, neste domingo (21), data em que é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A imunização teve início com um ato simbólico no Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), em Teresina.
No local, cinco pessoas, que possuem diferentes tipos de deficiência, receberam a primeira dose de imunizante contra o novo coronavírus. De acordo com o governo do estado, o Piauí é o primeiro a iniciar a vacinação de PCDs com mais de 60 anos.
Ainda segundo o governo, muitos estados estavam imunizando apenas pessoas com deficiência institucionalizadas. No Piauí, uma lei garante prioridade às pessoas com deficiência na vacinação.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) anunciou, quarta-feira (17), que as doses das vacinas destinadas às pessoas com deficiência estão sendo encaminhadas aos municípios, que são responsáveis pela aplicação, levando o calendário próprio que cada prefeitura estabelece.
O secretário de Saúde, Florentino Neto, o secretário de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o deputado Franzé Silva (PT), autor da lei que tornou as pessoas com deficiência parte do grupo prioritário, participaram do ato simbólico no CEIR, neste domingo.
A cerimônia contou também com a presença da deputada federal Rejane Dias (PT), presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados.
G1 PI