O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), informou, na tarde desta sexta-feira (19), que a capacidade de ampliação de leitos ‘chegou ao limite’. Atualmente, 152 pessoas estão na fila de espera por uma vaga em leitos, clínicos e de UTI, no estado.

O gestor fez um apelo nas redes sociais para que a população cumpra as medidas restritivas para coibir o agravamento da pandemia.

“Nossos profissionais estão exaustos e a capacidade de ampliação de leitos já chegou ao limite. Faço um apelo: colabore com as medidas de restrição. Estamos em um momento muito difícil e a colaboração de todos é fundamental”, afirmou Wellington.
Somente nesta semana foram abertos dez novos leitos de UTI no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e 11 leitos clínicos e dois de UTI no Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato.

“Só nos primeiros meses deste ano, abrimos quase 400 leitos clínicos, 150 leitos de UTI e quatro de estabilização. Com o esforço das nossas equipes, hoje conseguimos instalar mais 10 leitos de UTI no HGV”, disse o governador por meio das redes sociais.

Na quarta-feira (17), um homem morreu após ter sido atendido no chão por falta de maca na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Promorar, Zona Sul de Teresina. O paciente apresentava problemas respiratórios, teve uma parada cardíaca e os profissionais de saúde tentaram reanimá-lo.

Uma das profissionais que atendeu o paciente, a técnica em enfermagem Polyena Silveira, relatou que doentes e seus familiares estão esperando outras pessoas morrerem para conseguirem uma vaga nas unidades de saúde da capital piauiense.

G1 PI