O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou que vai começar nesta terça-feira uma campanha nacional de combate à covid-19. Além de ressaltar a importância da vacinação, a ação vai reforçar o pedido para que a população pratique medidas para evitar a contaminação, como uso de máscaras, higiene das mãos e distanciamento social.

Durante entrevista coletiva nessa segunda-feira, o ministro Pazuello comentou ainda as especulações sobre a saída dele do cargo. Ele disse que continua trabalhando e, se for substituído, estará disposto a fazer uma transição tranquila.

Presente também na coletiva, o assessor especial do Ministério da Saúde, Airton Soligo, destacou que os números nos estados preocupam a pasta, mas que já vê sinais de melhora.

Desde a semana passada, o Ministério da Saúde tem adotado quatro estratégias no combate à pandemia. A primeira é orientar as pessoas a procurarem o médico assim que aparecerem os sintomas. A segunda medida é habilitar mais leitos de UTI, inclusive em hospitais particulares. A terceira é fazer vacinação em larga escala e a quarta estratégia é fortalecer a vigilância epidemiológica, com destaque para a testagem em massa.

Agencia Brasil