Início Destaque Vereadores aprovam projeto que inclui Picos no Consórcio de Municípios para a...

Vereadores aprovam projeto que inclui Picos no Consórcio de Municípios para a aquisição de vacinas contra a Covid-19

Sessão aconteceu de forma extraordinária na manhã de hoje (Foto: Mateus Silva)

Em sessão extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 10, a Câmara Municipal de Picos aprovou o projeto que inclui o município no consórcio lançado pela Federação Nacional de Prefeitos (FNP) para a compra de vacinas da Covid-19. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos 14 vereadores presentes.

A previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março. A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda.

O presidente da Casa Legislativa, Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha, comentou sobre a aprovação do projeto e disse que o objetivo é dar celeridade ao processo de aquisição das vacina.

Presidente da Câmara Municipal de Picos, Francisco das Chagas (Foto: Mateus Silva)

“Nós conseguimos fazer a aprovação desse projeto por unanimidade, que concede o direito de o município aderir ao consórcio nacional de aquisição de vacinas, insumos e medicamentos. E com certeza ele [ Gil Paraibano] irá sancionar ainda hoje e amanhã deverá estar publicado e com isso, o direito à adesão ao estará autorizada pela câmara para que se possa integrar ao consórcio”.

O relator do projeto, o vereador Hugo Victor, justificou a sua sugestão em agilizar a tramitação da proposta.

“É de grande importância o município de Picos aderir a esse consórcio, para que a gente possa, no momento que o consórcio possa disponibilizar [a vacina], já estar apto para receber, efetuar essa compra e receber essas doses para imunizar a população picoense. […] Se for de interesse da população, nós vamos estar lutando para que a coisa aconteça”, comentou.

O secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, disse que irá aguardar o planejamento dos gerenciadores do consórcio para iniciar a adesão à compra das vacinas.

Secretário de Saúde, Aldo Gil (Foto: Mateus Silva)

O secretário afirmou que o município tem cerca de R$: 4,5 milhões em caixa, o que daria para comprar até 133 mil doses da vacina CoranaVac, por exemplo.

Aldo Gil disse ainda que o baixo índice de vacinados no município está relacionado ao número de doses enviadas pelo Governo Federal. “Não sei qual a dificuldade que o Governo Federal está tendo, mas está vindo à conta gotas, infelizmente. A última remessa que veio, vieram 705 doses”, disse.

Os vereadores que participaram da sessão extraordinária foram: Francisco das Chagas (PTB); Toinho de Chicá (PP); Filomeno Portela (PP); Maté (PP); Dalva Mocó (PTB); Gilson Nunes (PTB); Hugo Victor (MDB); Rinaldinho (MDB); Renato (PT); Wellington Dantas (PT) e Valdívia Santos (PT) e Zé Luís (MDB). A sessão teve como única ausência o vereador Eriberto Barros (PP).

Além de Picos e a capital Teresina, apenas Batalha, Bom Jesus, Água Branca, São Pedro do Piauí, Pimenteiras, Avelino Lopes, Beneditinos, Sigefredo Pacheco, São João do Arraial, Angical, São José do Divino, Piripiri e Sebastião Leal aparecem na lista atualizada pela Frete Nacional de Prefeitos (FNP) que organiza o grupo.

CONFIRA AS ENTREVISTAS

CHAGUINHA

HUGO VICTOR

ALDO GIL