O Hospital Regional Deolindo Couto, localizado no município Oeiras, tem apenas três vagas disponíveis Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19. A informação foi divulgada pela diretora clínica do hospital, Alice Coelho, em entrevista à TV Clube nesta terça-feira (2).

O hospital conta com nove leitos de UTI, mas seis estão ocupados. Além disso, dos 24 leitos clínicos, 23 estão sendo utilizados.

Segundo a diretora, a ocupação dos leitos já é maior que a registrada durante o pico da pandemia em 2020, nos meses de julho e agosto.

“A situação que vivemos é essa. Em relação aos leitos clínicos, é uma ocupação maior do que registrada em 2020. Teve momentos que pacientes tiveram que ser transferidos pela falta de leitos”, disse.

Houve também um aumento do número de pacientes jovens que precisaram ser internados no hospital.

“Hoje vemos uma novidade, em 2020 a maioria dos nossos pacientes, seja de leitos clínicos ou de UTI, eram acima de 50 anos. Agora, os pacientes da enfermaria tem menos de 50 anos e, na UTI, mais de 50% tem menos de 35 anos”, informou a diretora clínica.

Caso o hospital tenha 100% dos leitos ocupados, a instituição não conseguirá ampliar leitos e o ideal, segundo a diretora, será a transferência dos pacientes para outros hospitais. Entretanto, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) comunicou que novos leitos devem ser instalados no Deolindo Couto.

G1 PI