A previsão é que março seja o mês mais chuvoso deste ano. Porém, o acumulado de chuva neste trimestre, em março, abril e maio, será abaixo da média. As informações são do boletim climatológico divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) nesta segunda-feira (1°).

“Em março, a média é de 301 mm de chuva somente na capital, mas existe uma tendência de ser menos que isso, com previsão de chuva normal ou abaixo da média. Durante os doze meses do ano, março é o que mais chove, porém, se juntarmos os acumulados dos três meses [março, abril e maio], a previsão é que seja abaixo da média”, informou a meteorologista Sônia Feitosa.

Em março, conforme a meteorologia, irá começar também um declínio do período chuvoso, que vai predominar em maio. As chuvas vão se estender apenas na região norte do estado.

Norte – Maior probabilidade de ocorrerem chuvas com valores acumulados dentro da faixa normal climatológica1(dentro da média histórica).

Centro-norte – Maior probabilidade de ocorrerem chuvas com valores acumulados de normal a abaixo da faixa normal climatológica¹ (abaixo da média histórica).

Sudeste/Sudoeste – Maior probabilidade de ocorrerem chuvas com valores acumulados de normal a abaixo da faixa normal climatológica¹ (abaixo da média histórica).

O mês de fevereiro terminou neste domingo (28) com um acumulado de chuva de 62,5% acima da média histórica em Teresina. Já os meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021 apresentaram acumulados de chuva abaixo da média histórica em todas as regiões do Piauí.

G1 PI