O Governo do Piauí convocou 68 policiais penais aprovados no concurso público da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus). A nomeação foi publicada no Diário Oficial nessa quinta-feira (25), após a assinatura do governador Wellington Dias (PT).
O ingresso de novos servidores, segundo o secretário estadual de justiça, Carlos Edilson, garantirá mais segurança aos visitantes e aos detentos, além de melhorar as condições de trabalho dos policiais penais.
“Esses servidores vão reforçar os quadros da Sejus e colaborar com a sociedade por meio da vigilância do sistema prisional, garantindo a ordem, a disciplina e também os direitos daqueles privados de liberdade”, comentou.
O certame
O edital do concurso público da Sejus foi lançado em 2016 com 400 vagas (360 na ampla concorrência e 40 pessoas com deficiência) para o cargo agente penitenciário, que hoje é denominado policial penal. A remuneração bruta é de R$ 5.966.
O certame foi direcionado para candidatos com nível superior completo em qualquer área e dividido nas seguintes etapas: provas escrita objetiva e escrita dissertativa; exame médico; exame aptidão física; exame psicológico; e investigação social.
Entretanto, na primeira etapa do concurso, houve a comprovação de um esquema de fraude na aplicação do certame e as provas foram anuladas e foram aplicadas novamente em março deste ano.
No dia da realização das provas, quatro pessoas foram presas com cola ou esboços de gabarito. Poucos dias depois, a Sejus decidiu suspender o certame até a conclusão das investigações policiais.
G1 PI