O governador do Piauí, Wellington Dias (PT) anunciou que o Fórum dos Governadores decidiu comprar as vacinas contra Covid-19 diretamente dos laboratórios que produzem o imunizante no Brasil. O governador não detalhou como essas compras serão feitas.
Os estados vão buscar negociar as vacinas Astrazeneca (China, Índia e Fiocruz) e Coronavac (China/Butantan), mas seguirão as regras do Plano Nacional de Imunização (PNI). Ainda nessa sexta-feira (19), o Forúm enviou ofícios ao Instituto Butantan e à Fundação Oswaldo Cruz solicitando um cronograma de entrega de imunizantes e vacinas da Covid 19.
Segundo o governo do Piauí, a decisão da compra direta foi aprovada em uma reunião virtual realizada na quinta-feira (18) pelos governos de 16 estados: Piauí, Espírito Santo, Amapá, Pará, Rio Grande do Sul, Amazonas, Paraíba, Paraná, Ceará, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Acre e Bahia.
Ainda de acordo com o governo do Piauí, A decisão é uma reação à informação de que o Ministério da Saúde não cumprirá o cronograma de vacinação divulgado pela própria pasta na quarta-feira (17), durante reunião virtual com o Fórum Nacional de Governadores.
“Sinto que há falta de iniciativa [do Ministério da Saúde] e vejo pelos contatos com embaixadas de vários países, que há disputa das vacinas no mundo, mas há confiança nos estados Brasileiros e espaço para encontrar mais vacinas”, disse Wellington Dias.
A ideia é adotar um modelo semelhante ao do Estado de São Paulo, que comprou as doses do Instituto Butantan e depois as revendeu para o Ministério da Saúde. Segundo Wellington Dias, o Ministério da Saúde garantiu que reembolsará todos os estados.
G1 PI