Hoje – 13 de fevereiro – é comemorado o Dia Mundial do Rádio! A data tem o objetivo de conscientizar os grandes grupos radiofônicos e as rádios comunitárias da importância do acesso à informação, da liberdade de gênero e expressão dentro deste setor da comunicação.
Mesmo diante de todos os avanços tecnológicos e as adaptações na forma de comunicar, o rádio continua a atingir grandes audiências e se mantém entre as pessoas que prezam uma comunicação rápida e íntima.
Foram grandes desafios para acompanhar e suprir as necessidades do seu público ao longo dos anos, se tornando – em meio ao caos da pandemia da Covid-19 – um dos mais rápidos na disseminação de informações sobre a atual situação do mundo e também no fortalecimento de medidas de prevenção. Ao longo dos anos o rádio esteve presente acompanhando os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental.
Origem do Dia Mundial do Rádio
O Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de fevereiro em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946.
A transmissão do programa foi em simultâneo para um grupo de seis países. A data foi criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado apenas em 2012.
“Uma escola de Rádio”
Inaugurada em 29 de julho de 1979, a Rádio Difusora AM de Picos, que opera na frequência 920KHz, foi o primeiro veículo de comunicação da macrorregião de Picos, um projeto do senador Helvídio Nunes de Barros.
Diversos foram os profissionais que passaram pela “Escola de Rádio”, slogan que acompanha a emissora nestas quatro décadas e que marcaram época na pioneira da região.
Nestes quase 42 anos no ar, a emissora se manteve com seu propósito: formar novos comunicadores e fazer um trabalho de prestação de serviço a toda grande região.
“A mais ouvida da região”
O Sistema de Comunicação de Picos também é formado pela Grande FM – emissora afiliada a Rede Meio Norte de Comunicação – que preza por uma programação eclética e diversificada quanto a informação, musical, entretenimento e premiações em suas 24 horas no ar.
Inaugurada oficialmente em novembro de 2017, a Grande FM vem ganhando cada vez mais espaço nos dias dos amantes do rádio. Em 2018 foi eleita a melhor emissora de rádio no Prêmio Marcas Vitoriosas, em 2018 o Objetiva Pesquisa e Divulgação apontou a Rádio Grande FM como a mais ouvida de Picos e 2019 foi eleita pelo SENAC Picos como a “número um” em audiência.
Fabricio Sousa