O Brasil deve produzir 268 milhões de toneladas de grãos neste ano de 2021, o que representa um crescimento de produção de 4,4% em comparação com a safra de 2019/2020. A previsão é da Conab, que apresentou nesta quinta-feira o 5º Boletim de Grãos 2020/2021 da companhia.
O levantamento foi feito no final de janeiro que é quando ocorre a colheita das lavouras de primeira safra, como milho, arroz e algodão.
O grande destaque da colheita deste ano continua sendo a soja, que de acordo com Mauricio Lopes, Gerente de Avaliação de Safras da Conab, garante boa liquidez e rentabilidade ao produtor e tem avançado em área plantada, mas ele também disse que em função de problemas climáticos, o plantio sofreu atrasos o que deve alterar a produção deste ano.
Sobre a produção do arroz, produto do qual o consumidor tem notado grande aumento de preços na prateleira do supermercado, a Conab estima uma produção 2,2% menor em comparação à safra anterior.
Mas Allan dos Santos, da superintendência de gestão de oferta da Conab não prevê aumentos significativos no preço do arroz neste primeiro semestre, mas uma normalização da oferta e demanda a partir de julho. O próximo levantamento da Conab será divulgado em 12 de março.
Agencia Brasil