O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, decretou ‘lockdown parcial’ durante o carnaval como medida de minimizar os impactos causados pelo novo coronavírus. A partir das 18h do dia 12 de fevereiro até 14 de fevereiro estão suspensas as atividades comerciais não essenciais.

O decreto considerou o aumento significativo de 113% de casos de Covid-19, comparando os nove primeiros dias de fevereiro com janeiro de 2021. Os serviços autorizados a funcionar devem seguir os critérios estabelecidos pelas autoridades sanitárias municipais.

As festas de carnaval e os pontos facultativos foram suspensos em todo o Piauí, conforme decreto estadual. De acordo com o governador Wellington Dias, as medidas visam conter a disseminação da Covid-19 no estado e evitar um colapso na rede de saúde.

Podem funcionar:
Farmácias
Pontos de alimentação localizados às margens das rodovias
Serviços de saúde
Imprensa
Autoatendimento bancário
Postos de combustíveis, com exceção das lojas de conveniências
Padarias, sendo vedada a consumação no local
Distribuidora de gás
Serviços de delivery exclusivo para alimentos

Em caso de descumprimento do decreto, os infratores poderão ser penalizados com multa de R$ 1 mil a R$ 10 mil. Em caso de reincidência, além de multa, o infrator poderá ter a interdição total do estabelecimento, como cassação do alvará de funcionamento.

G1 PI