Termina nesta sexta-feira (12) o prazo para inscritos que não conseguiram realizar as provas do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, solicitarem a reaplicação. É uma segunda chance para as pessoas que foram prejudicadas com problemas logísticos ou estiveram com doenças infectocontagiosas, na véspera ou durante os dias de prova.
Segundo o Inep, órgão responsável pelo Enem, as datas das provas para aqueles que tiveram o pedido de reaplicação aceito serão os dias 23 e 24 de fevereiro, mesma data em que vão participar as pessoas privadas de liberdade, no sistema prisional.
Para pedir a reaplicação, os inscritos devem acessar a página do participante até esta sexta. Os resultados da análise dos pedidos serão divulgados até a próxima segunda-feira (15). Lembrando que o Inep vai avaliar cada caso, individualmente.
Entre os incidentes que justifiquem uma nova aplicação para o candidato, o Inep cita desastres naturais, falta de energia onde a luz natural não é suficiente, falha no leitor de tela para quem pediu, entre outros.
Já para as doenças infectocontagiosas, o edital cita: coqueluche, difteria, influenza, meningite, varíola, poliomielite, sarampo, rubéola, varicela e covid-19. Nesses casos, para pedir uma nova chance ao Enem, o candidato deve anexar, no momento da solicitação, um documento que comprove a doença.
Além desses, também farão a prova os mais de 100 estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, em Macapá, que tiveram as provas adiadas por causa de problemas estruturais no local onde seria aplicada a prova. Esses não precisam solicitar a reaplicação. O mesmo vale para os 21 Inscritos na prova digital no campus da Universidade Estácio de Sá, em Queimados, no Rio de Janeiro.
Importante destacar que a segunda chance vale para os candidatos que estavam inscritos para as provas nos dois formatos: digital e impressa. Mas a reaplicação dos dias 23 e 24 vai ser apenas na modalidade em papel.
Agencia Brasil