O vacinômetro, plataforma da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), mostra que quatro municípios do Piauí não notificaram a aplicação de doses contra a Covid-19 e aparecem com ‘zero’ vacinas aplicadas. O painel é atualizado diariamente, mas até a manhã desta quarta-feira (03), quatro cidades listavam zeradas: Matias Olímpio, Morro Cabeça no Tempo, Santana do Piauí e Santo Antônio dos Milagres. O município que não informar dados sobre a vacinação, não recebe a segunda dose. (acesse o vacinômetro)
“Só esse a segunda dose para receber os profissionais de saúde, os municípios que tiverem com as informações da primeira etapa inseridas no sistema. Esse dados são de extrema importância, tendo em vista que o Ministério da Saúde disponibiliza um sistema não só para vacina covid, mas para todas as vacinas do calendário de vacinação e os municípios têm que alimentar esse sistema”, explica Leopoldina Cipriano, vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS).
Por meio de nota, a prefeitura de Morro Cabeça no Tempo informou que está tendo problemas com relação ao uso da internet, mas garantiu que os dados da vacinação foram colocados no sistema do programa nacional de imunização do Ministério da Saúde. A TV Cidade Verde não conseguiu contato com as outras prefeituras citadas. Cidade Verde
SANTANA DO PI
A assessoria da Prefeitura de Santana do PI informou que os dados já constam atualizados e que esta ausência de que trata a matéria se deu por problemas no próprio sistema. Confira a nota:
A Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde informa que o município santanense já recebeu 74 doses de vacinas contra a Covid-19. As atualizações referentes a aplicação dos imunizantes no público-alvo está sendo feita junto Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizacao (SIPNI). Até o presente momento já foram informadas a aplicação de 46 doses.
As devidas informações foram também informadas à Sesapi e já se encontram atualizadas no boletim desta quarta-feira (03).
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que todos os protocolos preconizados para imunização contra Covid-19 estão sendo adotados de forma responsável.