A secretária de saúde de Passagem Franca do Piauí, Lorayny Carvalho da Silva, foi exonerada do cargo na quinta-feira (28), após ter sido vacinada contra a Covid-19. Em nota, a prefeitura afirmou que afastou a gestora depois que o Ministério Público do Piauí (MP-PI) instaurou um procedimento para apurar se ela desrespeitou a ordem de prioridade para imunização.
No comunicado, a prefeitura informou que o prefeito cumpria agenda em Teresina no dia em que a secretária recebeu a dose e que vai se manifestar judicialmente no prazo estipulado pelo MP. A ex-secretária não foi encontrada para comentar.
Na nota, o município disse ainda que segue rigorosamente a tabela de vacinação adotada pelo governo do estado. De acordo com o plano de imunização, nesta primeira fase, apenas podem ser imunizados profissionais da saúde que estejam no enfrentamento direto da Covid-19.
Além desses profissionais, também compõem o grupo prioritário: pessoas em abrigos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência em abrigos com mais de 18 anos e indígenas vivendo em terras demarcadas.
Segundo o MP, agentes públicos que “furarem a fila” podem ser responsabilizados criminalmente, por ato de improbidade administrativa, e compelidos à reparação por dano moral coletivo.
O órgão pediu ao prefeito de Passagem Franca do Piauí, Saulo Trajano, que preste esclarecimentos sobre o caso, em até 48 horas, contadas a partir do recebimento do ofício.
G1 PI