Cerca de seis em cada 10 (59%) estudantes de ensino superior no Brasil avaliam que não terminariam o curso sem o auxílio de bolsa ou financiamento, de acordo com um levantamento divulgado pelo Instituto Semesp. Na rede pública, o percentual é menor (46,1%), apesar de muitos estudantes necessitarem de auxílios como moradia, alimentação e transporte.

De acordo com a pesquisa de empregabilidade, os 45,7% dos alunos de cursos presenciais pagam a mensalidade com a ajuda de bolsa ou financiamento, sejam eles privados ou públicos (FIES e ProUni). O percentual de alunos que apontou a necessidade de auxílio financeiro é semelhante ao dos que já concluíram o curso superior.

Já na modalidade de ensino a distância, 54% dos alunos da rede privada asseguram a necessidade de alguma ajuda de custo para pagar a mensalidade, embora a maioria (61,9%) não tenha nenhum tipo de bolsa ou financiamento para auxiliar no custeio das prestações.

O levantamento mostra ainda que a maioria (57,2%) dos alunos que estão matriculados em um curso presencial de ensino superior privado trabalha ou realiza estágio. Entre os das instituições públicas, a maioria não trabalha (51,6%). Já em relação aos alunos que estudam à distância, a maioria trabalha, porém em uma área não relacionada com o curso.

R7