Início Destaque Geminiano: prefeito adota medidas mais rígidas de isolamento social para o final...

Geminiano: prefeito adota medidas mais rígidas de isolamento social para o final de semana

A Administração Municipal de Geminiano irá seguir as medidas adotadas pelo Governo do Estado do Piauí, que endurece as medidas de contenção ao novo coronavirus, causador da covid 19. O prefeito Erculano Carvalho baixou um decreto de número 34, que restringe as atividades não essenciais com o objetivo de aumentar o índice de isolamento social no município durante os dias 25 e 26.

De acordo com o documento, só poderão funcionar farmácias, drogarias, serviços de saúde, imprensa, serviços de segurança e vigilância, serviços de delivery – exclusivamente para alimentação, serviços de autoatendimento bancário; borracharias, postos de combustíveis e pontos de alimentação localizados nas rodovias, incluindo os situados em trechos urbanos, além de serviços de transporte de cargas, atividades agrícolas e agroindustriais, incluindo colheita, ordenha, armazenagem e secagem, entre outras atividades sob risco de perecimento.

Também estão autorizados a funcionarem estabelecimentos que funcionem operando fornos em turnos ininterruptos de 24 horas durante todos os dias da semana, além de atividades de obras de infraestrutura de transportes e para a produção de energia, realizadas em parques situados na zona rural.

O decreto estabelece ainda que no que diz respeito à prestação de serviços públicos, fica estabelecido que estão aptos a funcionar os serviços de energia elétrica, saneamento básico, funerários, segurança pública, telecomunicações e radiodifusão, respeitando as determinações sanitárias expedidas para a contenção do novo coronavírus, inclusive quanto aos atendimentos emergenciais.

Ficarão suspensos os serviços de transporte intermunicipal de passageiros na modalidade rodoviário, classificados como serviço convencional, alternativo, semiurbano ou fretado, excluindo os serviços de transporte de pacientes para a realização de serviços médicos.

O prefeito Erculano Carvalho reforça a necessidade de a população manter o isolamento domiciliar e distanciamento social, além da obrigatoriedade do uso de máscaras nos ambientes públicos, quando for inevitável sair. Deve-se ainda higienizar constantemente as mãos e evitar tocar o rosto.