Início Destaque Panorama: Sucessão picoense, qual pré-candidato a vice chega lá?

Panorama: Sucessão picoense, qual pré-candidato a vice chega lá?

Loteria

Na loteria da sucessão municipal em Picos há varias apostas em relação ao número de vereadores da base aliada ao prefeito Padre Walmir Lima (PT), que lhe acompanham na indicação do nome do candidato a vice na chapa que será encabeçada pelo empresário Araujinho. Dizem que são poucos os palpites na coluna 1, que é a do mandante. Os apostadores estão levando fé é na coluna 2, ou quem sabe até em uma coluna do meio que possa vir a aparecer.

Zebra

Segundo um dos apostadores, se o petista conseguir emplacar o nome por ele defendido, vai ser uma zebra. Será se a zebrinha vai aparecer na telinha no sorteio da sucessão picoense?

Isso pode Arnaldo?

Fátima Sá (Foto: Reprodução)

A suplente de vereadora Fátima Sá (PC do B) vem postulando a vaga de candidata a vice-prefeita na chapa que será encabeçada pelo empresário Araujinho. Mas segundo um defensor do nome do empresário, a ex-parlamentar curtiu postagem em uma rede social que destacava o ex-prefeito Gil. Ainda segundo o entusiasta de Araujinho, a ex-vereadora, em uma enquete promovida também em uma rede social, teria votado em Paraibano para prefeito de Picos. E a pergunta do incomodado é: isso pode Arnaldo?

Em nova posição

Vereador Afonsinho

O vereador Afonsinho (Progressistas) iniciou seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Picos jogando no ataque. O parlamentar deu muito trabalho à defesa do prefeito Padre Walmir Lima (PT), mas após o intervalo da partida, o vereador mudou de time e de posição. Ele agora é um exímio defensor do escrete governista e ganhou até a braçadeira de capitão.

Fazendo falta

Zé Neri

Cumprindo à risca o isolamento social, o ex-prefeito Zé Neri (PTB) tem feito falta nas rodas de conversas políticas na cidade. Parece que o papo do romeiro é tão descontraído, que até mesmo os seus adversários se queixam da ausência do palavreado do ex-gestor.

Mal-estar

A presença dos técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí e policiais federais, que deram cumprimento a mandados de busca e apreensão na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Picos e no Palácio Coelho Rodrigues, sede do poder municipal,  parece que provocou diarreia em integrantes da gestão. Dizem que tem alguns que nem estão na pasta investigada, mas mesmo assim, acabaram o estoque de Imosec de uma farmácia da cidade.

Definidos

Em Ipiranga do Piauí, o grupo que faz oposição ao atual prefeito Dr. Zé Maria, já definiu a chapa que vai apresentar ao eleitorado ipiranguense. O engenheiro agrônomo, Elvis Ramos, que disputou também o pleito de 2016, irá mais uma vez para a disputa. Ele foi eleito vice-prefeito no pleito de 2012 e ocupou o cargo de secretário de Agricultura no município. O agrônomo terá a ex-prefeita, Iolanda Rego, como companheira de chapa.

Com o pé direito

Apesar de estar a exato um mês a frente da Secretaria de Saúde de Monsenhor Hipólito, a acadêmica de Direito, Karina Alves Bezerra, tem sido muito elogiada pela população hipolitana, pela sua luta no combate ao coronavírus. Ela é esposa do músico e líder político Mariozan Rocha (PT). Comentários vindos daquelas bandas dão conta de que Mariozan, que será companheiro de chapa do prefeito Zenon Bezerra (PSD), está pra lá de empolgado, e sua atuação poderá ser determinante em uma possível vitória do atual mandatário.

Está no jogo

Zé Maia

Os adversários do ex-prefeito de Itainópolis, Zé Maia (PL), andaram soltando fogos após o seu nome aparecer na lista divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado, de gestores que tiveram as contas reprovadas. No entanto, Maia esclarece que a análise do colegiado é meramente técnico e que no Supremo Tribunal Federal (STF) já há entendimento pacificado que compete ao poder legislativo julgar as contas de um ex-gestor. No seu caso, esse procedimento já ocorreu na Câmara de Vereadores do município de Vera Mendes, e como quem define inelegibilidade é a justiça eleitoral, ele vai estar na disputa e tentar reconquistar o comando do município no pleito deste ano.

Rachou  

Paulo Lopes
E por falar na sucessão itainopolense parece que a relação do prefeito Paulo Lopes (PDT), com seus aliados azedou. Lopes defende o nome de sua cunhada Gicelda Costa, como sua sucessora, mas o nome escolhido pelo mandatário começou a rachar a base aliada. O líder político Thiago Carvalho (PSDB) já desceu do barco governista e se lançou pré-candidato a prefeito e os petistas indicaram o nome do vereador João Batista. Resta saber se Paulo Lopes irá bancar a sua escolhida ou ceder a vaga para os aliados.