O secretário de estado da Administração e Previdência, Merlong Solano, assinou convênio com a Caixa Econômica Federal com o objetivo de garantir que servidores estaduais tenham direito a carência de até três meses para começar a pagar empréstimo consignado. A medida vale para novas contratações e renovações e está sujeita à análise da margem consignável do servidor.
De acordo com Merlong Solano, o servidor tem a possibilidade de utilizar os recursos de forma imediata, contando com um prazo razoável para que as parcelas comecem a ser descontadas em seu contracheque. “Usado com cautela, o empréstimo pode permitir que se resolva certas questões emergenciais. Também é possível quitar uma dívida com juros altos usando crédito consignado, que tem taxas mais baixas do que as do mercado”, ressalta o gestor.
Os interessados devem procurar uma das agências da Caixa, levando documentos pessoais e o contracheque mais recente, e manifestar interesse por essa modalidade, que oferece taxa de juros a partir de 1,26% ao mês, com prazo para pagamento de até 96 meses. A novidade pode ser acessada por servidores efetivos e comissionados, além de aposentados e pensionistas.
“O contexto atual exige medidas excepcionais para o enfrentamento dos efeitos provocados pela pandemia. Nesse sentido, a Caixa tem buscado alternativas que desonerem o orçamento dos tomadores de crédito, priorizando a utilização dos recursos para as despesas de primeira necessidade”, afirma o superintendente executivo da Caixa, Edilberto Oliveira.
Cidade Verde