A multa anunciada pelo Governo do Estado do Piauí para quem não usar máscara será de R$ 500 e R$ 1 mil, em caso de reincidência. A exigência do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) com punição em caso de desobediência é uma das séries de medidas mais rígidas anunciadas nesta quinta-feira (25) para tentar reduzir a transmissão do coronavírus.
O governador, Wellington Dias (PT), já declarou que não irá decretar o lockdown, o bloqueio total, medida mais rígida que o isolamento social, no estado. E disse ainda que espera iniciar a liberação de atividades econômicas de forma gradual depois do dia 6 de julho.
Um novo decreto, regulamentando as medidas a serem adotadas, deve ser publicado nesta sexta-feira (26). Contudo, o Governo do Estado já anunciou as principais medidas:
Nesta sexta e nas próximas quinta-feira e sexta-feira, 2 e 3 de julho, será decretado ponto facultativo nos órgãos públicos estaduais e a mesma recomendação para os 224 municípios.
Nesta sexta, sábado e domingo, além da próxima quinta-feira (2), sexta-feira (3), sábado (4) e domingo (5), será mais restrito o funcionamento de serviços essenciais (dias e horários para funcionamento desses serviços ainda não foram divulgados);
3.200 profissionais das áreas de Segurança (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Polícia Rodoviária Federal (PRF) irão fiscalizar o cumprimento do isolamento.
A fiscalização de medidas, como do uso das máscaras, será feita por esses profissionais da Segurança, Saúde. A Vigilância Sanitária, por exemplo, controle por meio de barreiras sanitárias.
A Prefeitura de Teresina comunicou que terá ponto facultativo nesta sexta, com exceção dos servidores da área da saúde, da assistência social e também da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).
A Associação Piauiense de Municípios (APPM) informou que iria passar a recomendação de concessão de ponto facultativo a servidores municipais das prefeituras de cidades do interior do estado, mas que cada gestão deverá agir de acordo com a realidade do seu município.
O Piauí chegou a 17.080 casos confirmados e 546 mortes por Covid-19, segundo o Painel Epidemiológico da Covid-19 no Piauí, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A taxa de ocupação nas UTIs é de 73,4% (309 ocupadas e 112 disponíveis).
Nesta semana, o governo do estado apresentou uma pesquisa que apontou um aumento de 150% na quantidade de infectados no Piauí pelo novo coronavírus. A estimativa é de mais de 336 mil piauienses com a Covid-19, desses 111 mil estão com potencial de transmitir a doença.
G1 PI