De acordo com levantamento realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), 1.081 agentes e servidores públicos do Piauí teriam recebido pagamento do auxílio emergencial. Entre os investigados estão agentes públicos, servidores públicos ativos, inativos e pensionistas.
A CGU realizou cruzamento de dados e identificou as irregularidades já que uma das condições para receber o dinheiro é não possuir emprego formal. A Controladoria-Geral da União informa que o montante pago pode chegar a mais de R$ 730 mil.
Os servidores estaduais que receberam o auxílio seria 109. Alguns são funcionários de prefeituras. Neste caso, são 972 recebendo o auxílio de forma irregular.
A CGU avalia a possibilidade de alguns desses servidores terem o CPF cadastrado de forma irregular. Há ainda a suspeita que muitos foram incluídos de forma automática por receberem benefícios como o programa Bolsa Família
O auxílio emergencial é um benefício financeiro liberado pelo governo brasileiro com o objetivo de fornecer proteção emergencial à população do país neste período de enfrentamento da crise mundial causada pelo novo Coronavírus, o COVID-19. Poderão receber o auxílio emergencial do governo os trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados.
Cidade Verde