O Piauí registrou mais três mortes de pessoas que contraíram o novo coronavírus. O total de óbitos chegou a 60, nesta quarta-feira (13), data na qual o estado voltou a quebrar o recorde de de casos confirmados em um único dia: 172 nas últimas 24 horas.
Os três pacientes que faleceram estiveram internados no hospital regional Tibério Nunes, em Floriano, mas nenhum residia no município do Sul do estado. Todos são do sexo masculino e tinham comorbidades para covid-19 – condições que podem agravar o quadro de saúde.
Foi registrada a segunda morte do município de Júlio Borges – um homem de 76 anos, que sofria de hipertensão. Os outros óbitos são de um idoso de Socorro do Piauí, de 66 anos, que era cardiopata, e um paciente de 57 anos, diabético, da cidade de Manoel Emídio.
Desde o último sábado (9), o estado não registra menos que três confirmações de óbito por Covid-19 – a data da divulgação do resultado do teste não coincide necessariamente com o dia da morte.
Agora são 60 mortes de pacientes de 27 municípios do Piauí com a Covid-19. Os casos são de: Teresina (26), Parnaíba (4), Picos (3), Piracuruca (2), Júlio Borges (2), Água Branca (2), Buriti dos Lopes, Canto do Buriti, Bom Princípio do Piauí, Baixa Grande do Ribeiro, Cocal, Colônia do Gurgueia, Itaueira, Ilha Grande, Luzilândia, Manoel Emídio, Monsenhor Hipólito, Pedro II, Valença, Rio Grande do Piauí, Santa Luz, São Francisco do Piauí, Uruçuí, Piripiri, Socorro do Piauí, Elesbão Veloso e São José do Divino (1).
Casos confirmados
Pelo terceiro dia seguido, o Piauí quebrou o recorde de casos confirmados em um único dia. Na terça-feira, foram 169, superando a marca da segunda-feira, de 111 testes positivos.
O total de testes confirmados chegou a 1.784.
Entre os novos casos, a maioria é de homens (87) e há uma criança de apenas um ano de idade. O mais velho tem 85 anos e integra grupo de risco para covid-19.
Agora são 97 municípios no mapa do novo coronavírus: Corrente, Lagoa do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Matias Olímpio e Socorro do Piauí tiveram seus primeiros casos registrados.
Situação hospitalar
Mais oito pacientes tiveram alta médica – 258 no total. Por outro lado, o número de leitos ocupados voltou a subir – de 304 para 330 em um dia.
São mais pacientes em leitos clínicos (17, total de 218) de terapia intensiva (7, total de 109). Nas UTIs, a ocupação agora é de 46,2%.
Outras três pessoas estão em leitos de estabilização – são 112 ocupados, 40,73% da capacidade atual do estado.
Cidade Verde