Dois policiais militares lotados no 6° Batalhão Policial Militar, responsável pelo policiamento da Zona Sul de Teresina, foram diagnosticados com a Covid-19.

Segundo o comando da PM, os policiais foram afastados e estão sob os cuidados médicos no Hospital da Polícia Militar do Piauí (HPM).

De acordo com diretora de Comunicação Social da Polícia Militar do Piauí, coronel Elza Rodrigues, atualmente apenas esses estão infectados com coronavírus. “Todos os procedimentos médicos estão sendo adotados pela diretoria de saúde da instituição através do HPM”, explicou.

Há, contudo, a preocupação de outros casos de policiais infectados com coronavírus do estado. Em contato com o G1, um policial militar, que preferiu não se identificar, informou que ainda outros três teriam apresentado os sintomas da Covid-19.

O policial denunciou também que não há equipamentos de proteção individual suficientes para todos os policiais. “Estão deixando a gente sem luvas, sem máscara. Estão nos sacrificando”, declarou o policial.

O comando da Polícia Militar do Piauí negou que os policiais estejam trabalhando sem o uso de equipamento de proteção individual (EPIs).

A PM esclareceu que a instituição segue os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS) desde o início da pandemia do novo coronavírus. “O Almoxarifado Geral da PM-PI repassa todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) para todos os batalhões da capital e interior. As viaturas operacionais são higienizadas para cada turno de serviço”, concluiu Elza Rodrigues.

Leia a nota da PM na íntegra:

A PM-PI trabalha seguindo todos os protocolos da Organização Mundial de Saúde desde o início da Pandemia do Covid-19 e presta as seguintes informações:

1- Que dois policiais militares lotados no 6° Batalhão Policial Militar foram diagnosticados com Covid-19, onde todos os procedimentos médicos estão sendo adotados pela Diretoria de Saúde da instituição através do HPM;

2 – O Almoxarifado Geral da PMPI repassa todos os equipamentos de proteção individual – EPIs para todos os batalhões da capital e interior;

3 – Os comandantes dos batalhões também adquirem os materiais por meio do suprimento de fundos, e repassam para seu efetivo de serviço;

4. As viaturas operacionais são higienizadas para cada turno de serviço;

5 – Os Policiais Militares estão devidamente orientados em relação às abordagens pessoais e os cuidados individuais que devem adotar em meio à pandemia:

Teresina, 13 de maio de 2020.
ELZA Rodrigues Ferreira Ten Cel PM Diretora de Comunicação Social.

G1 PI