A quantidade de pessoas infectadas com Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, chegou a mais de 17 mil (exatas 17.148) no Piauí, número apresentado nesta segunda-feira (11) pelo governo do estado.

Durante a apresentação, houve um alerta para a taxa de contaminação do vírus: se ela continuar crescendo, o sistema de saúde do estado entrará em colapso daqui a 15 ou 20 dias, ou seja, não irá mais conseguir atender ao número de pacientes que buscarem atendimento hospitalar com a Covid-19.

O dado se baseia na segunda rodada da pesquisa por amostragem feita em 14 municípios e mostrou um crescimento quatro vezes maior que o estudo anterior. Na última rodada da pesquisa, publicada no dia 30 de abril, 3.783 pessoas estavam contaminadas com Covid-19. À época, o número de casos confirmados era de 513 no Piauí.

Hoje, são de 1.332, de acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde (Sesapi). Ou seja, a pesquisa mostrou um número 1.187% maior que o de casos confirmados.

“Estamos alarmados. Vamos chegar daqui a 15 ou 20 dias com a probabilidade do sistema de saúde podendo entrar em colapso, essa é a conclusão se não houver restrição. Assim, teremos déficit de 100 respiradores, um problema grave. A narrativa do pessoal que vem fazendo o trabalho de campo é de que no interior as pessoas não estão em isolamento. As feiras estão funcionando, a vida está normal. Isso em Picos, Floriano, Parnaíba, é uma situação dramática”, explicou o João Batista, organizador da pesquisa.

“Temos que ter a dimensão do problema, não podemos relaxar para o isolamento”, continuou Batista.
Os dados apresentados mostraram preocupação para a quantidade de leitos clínicos disponíveis aos pacientes com Covid-19 no Piauí. Caso não tenha uma redução no avanço da doença, o sistema de saúde não irá conseguir atender a demanda. Principalmente, nos casos graves, pessoas que necessitam de um acompanhamento médico especializado. Veja as projeções:

  • No dia 17 de maio, 384 pessoas estariam necessitando de UTI no Piauí e outras 1.200 de leitos clínicos;
  • No dia 24 de maio, esse número saltaria para 1.075 pessoas necessitando de UTI e outras 3.361 de leitos clínicos.
  • O estado quer chegar a 610 leitos em maio.

O painel epidemiológico indica que 47% dos leitos de UTIs para Covid-19 estão ocupados. Há 112 leitos disponíveis. O governador Wellington Dias afirmou que o comitê estratégico estabeleceu o percentual de 50% para decretar lockdown, o fechamento total, de municípios. Seria uma medida mais radical para garantir o isolamento social.

Sobre a pesquisa

A pesquisa englobou 4.772 pessoas residentes em 14 municípios do Piauí que foram entrevistadas e testadas no período de 6 a 9 de maio. A primeira pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 27 de abril, com 4.325 pessoas, em 14 municípios.

Vinte e cinco domicílios tiveram resultado positivo para a doença, o que mostra uma taxa de infecção de 0,5239%, bem maior do que foi apresentado na primeira pesquisa, que era de 0,1156%. Isso significa um crescimento de mais de 300%. A pesquisa considerou a taxa de transmissão básica como 2.1, ou seja, uma pessoa contamina mais de duas, em média.

Uma nova rodada de pesquisa será realizada pelo Instituto Amostragem, dessa vez com novos testes que detectam se a pessoa infectada ainda está transmitindo ou não.

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

G1 PI