O mel ocupa o terceiro lugar no ranking de produtos para exportação no Piauí e, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado já chegou a produzir mais de 5 mil toneladas do produto durante o ano. E é na região do município de Picos, distante 307 km ao Sul de Teresina, que boa parte dessa produção ocorre.
A comercialização do alimento é referência. Já na entrada da cidade é possível perceber pequenas barracas que tem o mel como principal item para a venda.
Atualmente, pelo menos 300 famílias sobrevivem da venda do mel em Picos. Parte dessas pessoas montam pequenas barracas na beira da estrada para comercializar o produto.
Por ter a flora nativa diversificada, o ambiente da região, como na cidade de Geminiano, distante cerca de 30 km de Picos, é favorável para a apicultura, atividade que envolve a criação de abelhas para a produção e comercialização do mel.
Segundo o apicultor Solimar Chagas, a quantidade de mel produzido depende do período chuvoso que fornece uma boa diversidade de flora.
“Conforme o índice pluviosidade da nossa região e desde que se tenha uma boa chuva e a florada tenha uma boa consistência a gente pode chegar na faixa de 15, 30 às vezes até 40 quilos de mel”, explicou.
As abelhas geralmente se sentem ameaçadas quando veem cores escuras. Para acalmá-las os apicultores utilizam uma fumaça feita com mel e sebo de milho.
“Você pode observar que não tem uma agressividade com o seu equipamento [de proteção], porque com a cor branca ela não demonstra agressividade”, explicou Solimar Chagas.
Feito da forma correta e explicando o período do mel, criação de abelhas pode se tornar um negócio altamente lucrativo. Em Picos, existe uma cooperativa que atende os apicultores da região. Por meio dela, eles recebem todo suporte necessário para o andamento do negócio.
O mel é um ingrediente presente na produção de chá, saladas e caldas para bolos. A cozinheira Maria Dalva Barros, explica que o ingrediente é a chave para o sucesso da culinária picoense.
“Além de ser um alimento, ele é um ingrediente que enriquece as receitas. Com ele a gente se destaca em molhos de salada, molhos para carne e fazemos o maior sucesso”, contou a cozinheira.
Segundo a nutricionista Denise Barros, além do sabor que o mel trás para os pratos servidos, ele trás benefícios para a alimentação.
“Ele pode ser utilizado na substituição do açúcar, de maneira que vai favorecer a saúde. Porque o açúcar fornece só carboidratos, enquanto o mel tem vitaminas e minerais que vão auxiliar as atividades do nosso corpo e aumentar nossa imunidade”, informou a nutricionista.
Fonte: G1 PI