Mais de 90% dos requerimentos de Seguro Desemprego feitos por trabalhadores brasileiros, na primeira quinzena de abril, foram protocolados através da internet. O comportamento define a mudança verificada ainda antes do início da quarentena por conta do novo coronavírus. No Piauí, o percentual é um pouco mais baixo, mas mostra que o novo procedimento está chegando mesmo para ficar: 83% dos requerimentos foram via internet, contra um índice de apenas 2,2% verificado na primeira quinzena de abril do ano passado.

O Superintendente Regional do Trabalho, Felipe Salha, avalia que o novo processo está sendo bem assimilado e que os índices só não são mais expressivos por alguns problemas iniciais de cadastro – por exemplo, um erro na grafia do nome da mãe ou do próprio trabalhador. Mesmo assim os números são reveladores. Na primeira quinzena de abril de 2019, o número de requerimentos protocolados no Piauí chegou a um total de 2.474 pedidos de seguro desemprego. Desses, apenas 54 (2,2%) foram através da internet. No mesmo período, este ano, foram 1.961 pedidos, com 1.628 (83% do total) através da internet. No Brasil, ano passado os requerimentos por internet representaram 1,6%, contra os 90,2% deste ano.

Os dados do Seguro Desemprego no Brasil foram acessados ontem pela coluna, em documento da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, ligada ao Ministério da Economia, e que responde pelas atribuições do antigo Ministério do Trabalho. O documento traz uma série de informações a respeito desse benefício que atende o trabalhador que fica sem trabalho.

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