Um homem de 29 anos de idade, de Teresina, testou positivo para o novo coronavírus. Com o resultado desta sexta-feira (10), o Piauí chegou a 41 casos confirmados de Covid-19. Sete pessoas morreram após serem infectadas.
De acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PI) liberou 51 resultados de exames, sendo 50 deles de casos descartados – o total é de 1.005 desde o início dos testes no estado.
Os casos confirmados estão distribuídos em Teresina, Parnaíba, Piracuruca, São José do Divino e Campo Maior.
Além das 5 mortes em Teresina, foram registrados um óbito no interior e outro de paciente do litoral do estado. Entre as vítimas que tiveram identidade revelada estão o presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI/PI), Manoel Nogueira Neto, o prefeito de São José do Divino, Antonio Felícia (PT), e o empresário Oderman Bittencourt, de Parnaíba.
O crescimento de casos confirmados acompanha o início do funcionamento do Lacen durante 24 horas por dia – o que ocorre desde segunda-feira (6). A divulgação de resultados foi acelerada, com prazo máximo estabelecido de 48 horas após a chegada da amostra no laboratório.
Por outro lado, outros pacientes ficaram internados e já tiveram alta, como o apresentador de TV Marcelo Magno e o empresário João Claudino Júnior.
Sobre pacientes curados, a Sesapi informou que aguarda definição de protocolo do Ministério da Saúde para divulgação desses dados – o Piauí chegou a inserir os números nos boletins, mas suspendeu enquanto aguarda definição do órgão federal.
Fábio Lima
redacao@cidadeverde.com