O prefeito de Picos, Walmir Lima, declarou na última sexta-feira (20) que assinou um decreto determinando o fechamento do comércio na cidade de Picos. O decreto entra em vigor a partir de segunda-feira (23) até o dia 5 de abril, por causa da crise do coronavírus.
O procurador do município, Maycon Luz, explica que a determinação teve como base o decreto estadual que estabeleceu estado de calamidade no Estado do Piauí. O procurador ressaltou que bares, restaurantes, salões de beleza e shopping não poderão funcionar pelo prazo de 15 dias. E será monitorado o fluxo de entrada de pessoas no município de Picos.
“Vamos estar monitorando o fluxo de entrada de pessoas aqui no município de Picos, que estão vindo de outras regiões, vamos estar com a equipe da vigilância casos suspeitos, iremos abordar e iremos fazer toda a análise para que pessoas contaminadas não cheguem a cidade de Picos”.
Maycon alertou que para que as medidas tenham eficácia, o estabelecimento que descumprir o decreto estará cometendo crime de desobediência, crime contra a saúde pública e isso implica em medidas administrativas, aplicação de multas e em último caso, interdição.
A restrição atinge apenas os atendimentos presenciais do comércio. As lojas poderão continuar vendendo produtos através do telefone ou entregas delivery.
DECRETO: Decreto-40-2020-Empresas
Confira a entrevista
Maycon Luz