Após reunião realizada na tarde desta segunda-feira (16), entre o prefeito Erculano Carvalho e parte de sua equipe de secretários, foi definido o cancelamento das aulas da Rede Municipal de Ensino e de todos os eventos marcados para acontecer neste mês no município, visando diminuir a propagação do novo coronavírus.
Até o momento não há nenhum caso de paciente contaminado pelo vírus no município, no entanto, os casos de pessoas suspeitas de estarem infectados têm aumentado no estado do Piauí, o que levou várias cidades a buscarem medidas de prevenção, sendo que uma delas é evitar aglomeração de pessoas. Para isso, o prefeito baixou um decreto justificando a medida adotada pela administração municipal.
De acordo com Erculano, foi determinada a todas as pastas que compõem a sua gestão a seguirem à risca as orientações repassadas pelas das autoridades de saúde, visando a diminuição da propagação do vírus.
A intenção é evitar a reunião de um grande número de pessoas, determinação das autoridades de saúde, visando a diminuição da propagação do vírus, que já atingiu 144 países. “Estamos atentos e tomando todos os cuidados preventivos com relação ao coronavírus, por isso estamos suspendendo todas as atividades coletivas que são de responsabilidade do município, porque entendemos que temos que fazer a nossa parte”, informou Carvalho.
Além das aulas nas escolas municipais, uma série de eventos que estavam marcados para acontecerem este mês, tanto na zona urbana, quanto rural de Geminiano, foram suspensos. A medida é válida pelo período de 15 dias.
Decreto nº 09 de 16 de Março de 2020 – Medidas de emergência de saúde pública
Comunicado – Medidas de emergência de saúde pública