Início Destaque Conclusão das obras de drenagem das laterais da BR 316 é adiada...

Conclusão das obras de drenagem das laterais da BR 316 é adiada para abril

Trecho da BR 316 na época que a obra estava em andamento (Foto: Daniela Meneses)

Após anunciar que o término das obras de drenagem das laterais da BR 316 estava previsto para o mês de fevereiro, o chefe de serviços do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Picos, Elvomarton Lima, diz que a previsão de conclusão dos trabalhos é para o mês de abril, quando encerra o contrato da obra.

“Realmente havia sido dito que seria em fevereiro [a conclusão], mas a dificuldade trazida pelas chuvas, ela tem sido muita, e não apenas isso, se fosse apenas a questão de trânsito, de chuva, mas tem também que ser feita a escavação de acordo com os comerciantes para minimizar o incômodo trazido a eles. Além disso, temos várias interferências de tubulações nos locais escavados. Então, aquele prazo que foi dado de fevereiro já não vai poder ser cumprido e fica difícil também para a gente dizer uma data, criando expectativa, então a gente prefere estabelecer a data de abril, que é do encerramento do contrato, mas a gente espera terminar antes”, disse.

Inusitado

Esta semana circulou nas redes sociais a imagem de uma máquina usada pela empresa sendo “engolida” pela lama. O chefe de serviços destacou que o episódio é incomum e ocorreu porque a terra estava bastante molhada por conta da chuva e os trabalhadores não pararam o serviço, objetivando dar celeridade ao trabalho.

Foto: Reprodução

“Isso não é algo que é normalmente visto, porque todos sabem que em obra de terraplanagem, obra de escavação, obra que movimenta terra, você tem que parar quando tem chuva, então não adianta você mexer, não adianta ser executado o serviço com o solo encharcado, saturado como estava, mas essa obra precisa ser feita e o serviço seguiu, e a máquina passou em um local estava mais saturado o solo, e acabou acontecendo o afundamento da máquina naquele local, mas não é nada absurdo, é algo que faz parte do trabalho”, explicou.

Elvomarton disse que mesmo no período chuvoso, é necessário dar continuidade à obra. “A obra segue em ritmo de execução, enfrentando as dificuldades normais de um período chuvoso, mas não pode deixar de ser feita, tem que seguir a diante, a gente não pode parar a obra, o serviço, o contrato por causa do período de chuva. A gente aproveita os dias de estiagem e avança, mas claro que a umidade é uma dificuldade a mais”.

A OBRA

A obra é do Governo Federal, gerenciada pelo DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, e executada pela Unidas Construtora Ltda. A mesma prevê a drenagem da BR 316, no trecho urbano de Picos, partindo do bairro Paraibinha até o fim das vias laterais no bairro Bomba e abrange 9,3 Km da rodovia.

Veja matéria relacionada:

Conclusão das obras de drenagem nas laterais da BR-316 em Picos está prevista para fevereiro