Início Editorias Cultura Barra Azul reúne amigos e comemora 40 anos do programa “Tarde Sertaneja”

Barra Azul reúne amigos e comemora 40 anos do programa “Tarde Sertaneja”

Para comemorar os quarenta anos do programa Tarde Sertaneja, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 17h horas na Rádio Difusora de Picos, o poeta repentista Barra Azul reuniu na noite deste sábado (20) seus familiares e amigos para celebrar a data.

O evento aconteceu nas dependências do Zumbas Clube, na Capital do Mel, e contou com dos colegas de profissão vindos de vários estados, de muitos apologistas e admiradores da cultura da viola e do repente. Ao todo, 40 duplas de violeiros cantaram para o público. Os participantes também puderam conhecer e adquirir as obras literárias produzidas pelo anfitrião.

No ar há quatro décadas, o programa foi a segunda atração a entrar na grade de programação Difusora. A atração foi e continua sendo um importante instrumento de valorização da cultura e oportunizou a revelação de várias gerações de repentistas.

O titular da atração relembrou momentos marcantes vividos no Tarde Sertaneja e ressaltou o que o programa representa na vida das pessoas. “É um grande orgulho ficar quarenta anos no ar e para mim o mais gratificante é a certeza que até hoje muita gente me escuta, por isso, a cada dia procuro fazer como se fosse o meu primeiro programa ”, afirma o apresentador.

Ele ainda fez questão de enaltecer a importante da parceria que manteve com seu colega José Silva, “In memoriam”, com quem formou dupla por mais de vinte anos. Barra Azul também agradeceu a todos os cantadores, que ao longo dessa trajetória, lhe ajudaram a fazer o programa Tarde Sertaneja.

Para o superintendente do Sistema de Comunicação de Picos, ao qual a rádio Difusora pertence, Carlos Luís Nunes ressaltou a importância do programa e dos profissionais da viola para a emissora. “Acredito que o programa é o que possui mais longevidade na história do rádio brasileiro pelo menos eu não conheço nem outro com esse tempo de duração. E a nossa rádio surgiu com a missão de integrar essa grande região e servir a sua população, por isso os poetas sempre tiveram e terão espaço aberto para divulgar seus trabalhos” disse ele.

Tarde Sertaneja

Em 18 de janeiro de 1980 ia ao ar a primeira edição do programa Tarde Sertaneja, o sucesso do programa sempre foi ligado à cultura do homem do campo. A história do programa está contada em um livro escrito pelo poeta Barra Azul e foi exposto durante a festa comemorativa.