A previsão para o término das obras de drenagem das laterais da BR-316 – na zona urbana de Picos – está prevista para o mês de fevereiro deste ano, é o que assegura o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), unidade de Picos, Elvomarton Lima.
Os trabalhos estavam previstos para serem encerrados no mês de dezembro de 2019, após várias alterações no cronograma, entretanto, devido à várias paralisações que, segundo Elvomarton, se deram principalmente por conta do lençol freático encontrado na região do bairro Bomba, onde o serviço teve que ser parado para iniciar drenagens e esgotamentos, a data de término do serviço foi alterada mais uma vez.
O objetivo da obra é fazer a drenagem superficial da rodovia, conduzindo ao deságue seguro, as águas provenientes de suas áreas adjacentes e aquelas que se precipitam sobre o corpo estradal, resguardando sua segurança e estabilidade.
A obra teve início ainda em 2017, e de acordo com o superintendente do DNIT, está orçada em 12 milhões de reais.
O superintendente do DNIT falou que após a obra de drenagem das laterais da BR ser concluída, será dado início ao trabalho de pavimentação asfáltica, cujo projeto já está sendo elaborado. O objetivo do departamento é asfaltar o trecho em até 60 dias após a conclusão da drenagem.
Chuvas
Mesmo com a incidência de chuvas em Picos, as obras das laterais da BR 316 continuam em andamento, é o que garante o superintendente do DNIT de Picos.
“As obras das vias laterais vão prosseguir neste período de chuva. A gente vai aproveitar esse período de estiagem, quando a chuva der uma pausa, volta a escavação, volta a fazer o serviço; começando a chuva, paro novamente e espera a chuva passar, porque a ideia é terminar o quanto antes esse serviço”, acrescentou.
ENTENDA A OBRA
A obra é do Governo Federal, gerenciada pelo DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e executada pela Única Construtora Ltda. A mesma prevê a drenagem da BR 316, no trecho urbano de Picos, partindo do bairro Paraibinha até o fim das vias laterais no bairro Bomba e abrange 9,3 Km da rodovia.
CONFIRA A ENTREVISTA COM ELVOMARTON LIMA
Veja matérias relacionadas
Empresários cobram do DNIT celeridade das obras das laterais da BR 316 em Picos
Danos da obra das laterais da BR 316 em Picos são contabilizados pela população
Moradores da zona leste cobram agilidade na obra de drenagem da BR 316
Obra de drenagem na zona urbana de Picos só termina em 2019
Chuvas alteram cronograma de obras das laterais da BR 316 em Picos