A Câmara Municipal de Picos aprovou na sessão de ontem o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Educação, reformulado em conjunto com os professores da Rede Municipal de Ensino. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos 14 vereadores e entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2020.
O projeto de Lei foi elaborado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (SINDSERM), juntamente com professores filiados e discutido detalhadamente com a Procuradoria Geral do Município de Picos, Secretaria de Educação e vereadores.
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Lenice Sales, afirma que a conquista representa uma grande vitória da categoria. “Representa uma vitória para todos os professores do município de Picos, que há mais de 10 anos que a gente não tinha nenhuma revisão feita no nosso plano de carreira, é um plano de 2008, foi uma grande vitória, porque tudo o que foi sugerido pela categoria, foi aceito e aprovado aqui na câmara de vereadores”, afirma Lenice.
A presidente ressalta que essas melhorias trazem benefícios trabalhistas e salariais à classe dos professores, apesar das muitas dificuldades como a demora do plano a ser aprovado. “Os prazos foram longos demais para gente sentar e discutir, geralmente levava um mês para as secretarias e gestão analisar o que a gente trava propondo, mas isso faz parte do processo”.
A professora Adnaide Rufino ressalta a luta e perseverança da classe como ponto fundamental para a aprovação do plano. “Graças a luta de cada professor e professora, cada filiado e não filiado que ajudou, contribui e participou das lutas. O que vale neste momento é a união, e graças a Deus a gente conseguiu unificar todos os professores em prol de um objetivo só, que era a aprovação desse plano”.
A professora afirma que este é um dia histórico para toda a classe de professores de Picos. Apesar de o plano não ter sido aprovado com todos os pleitos do projeto, Adnaide diz que 2020 está chegando e no próximo ano, com todas as variantes a nível federal encaminhadas, como modificações relacionadas a previdência, irão beneficiar as pautas defendidas pelos professores.
Fotos: Ascom
Confira as entrevistas:
Lenice Sales
Adnaide Rufino