Acadêmicos da Universidade Aberta do Piauí – UAPI, através do Núcleo de Ensino à Distância (NEAD) da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, em diversos polos distribuídos em todo Estado, estão reivindicando por melhorias. Os docentes estão com pagamentos atrasados há quase quatro meses.

Em diversas cidades do Piauí, alunos, professores, coordenadores e tutores dos polos de ensino à distância, através de vídeos, lamentam a situação da educação na instituição estadual. São vários vídeos que circulam pela mídias sociais com relatos e protestos pela regularização salarial e também melhorias de infraestrutura. Os docentes são bolsistas remunerados com renda de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) pagos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí – FAPEPI.

Iracilda Braga é tutora do polo de ensino do município de Curral Novo do Piauí. Em seu relato sobre a situação da Universidade Aberta do Piauí – UAPI/EAD/UESPI, destaca que estão se mobilizando em prol do ensino superior gratuito com alcance no interior do Piauí possibilitando inclusão de diversos alunos.

“O Governo do Estado não tem dado atenção necessária para esse programa de excelência. Nesse momento a UAPI está com suas atividades paralisadas de três bolsas do programa que são destinadas a professores, coordenadores e tutores. Estamos nos mobilizando para o pagamento dessas bolsas, e, fechando o mês de outubro, somará quatro bolsas em atraso que inviabiliza o trabalho de todos e o sucesso desse programa especial de inclusão educacional de muitos alunos em todo Estado do Piauí. Essa é a nossa luta”, reivindica a tutora do polo UAPI de Curral Novo do Piauí.

Cidades Na Net