A responsabilidade ambiental deve ser compreendida como uma tarefa de governos e sociedade em geral. Esse enfretamento potencializa encontros como a primeira Audiência Pública promovida pela Prefeitura Municipal de Geminiano, gerida pelo prefeito Erculano Carvalho.
O evento foi realizado Na última sexta-feira (25), no auditório do Serviço de Convivência e Fortalecimento Vinculo (SCFV), e reuniu especialistas na área e a comunidade do município para debater o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, identificar problemas e discutir soluções referentes à destinação correta dos resíduos sólidos.
Na audiência, a comunidade foi informada sobre como está a elaboração e implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Também foi destaque o papel que o cidadão geminianense tem na estruturação do documento e a responsabilidade socioambiental de cada morador. Foram discutidos ainda as dificuldades e avanços da implantação do referido projeto.
O prefeito Erculano Carvalho ressaltou a importância da reunião e elencou as providências que estão sendo adotadas para a construção do plano.
“Esse problema do lixo é no Brasil inteiro. Os municípios são obrigados a realizarem suas conferências e nós, com essa audiência, estamos preparando a nossa. Nós estamos fazendo a nossa parte para construir o nosso plano”, disse o gestor.
A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Eufrásia Nascimento, enfatizou as medidas que já foram adotadas pelo município para minimizar os impactos negativos causados pela produção dos resíduos sólidos.
“A gente faz o possível, sobretudo no trabalho de conscientização das pessoas no cuidado que devem ter com o lixo que produzem”, salientou.
Responsável pela pasta de Planejamento no município, a secretária Mazé Campos garantiu que um dos principais objetivos da gestão é adotar uma política de meio ambiente ecologicamente correta.
“ Esse é o primeiro passo. Essa gestão sempre se preocupou com a referida questão e acredito que agora, com a parceria da comunidade, nós vamos encontrar uma solução que possa diminuir os problemas existentes”, destacou.
A audiência foi conduzida pela ambientalista Yohana Carvalho. Ela começou sua explanação informando ao público presente sobre a elaboração e implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Também apresentou o conceito de resíduos sólidos e sua classificação e ainda mostrou o papel do cidadão nas etapas de estruturação do Plano.
Além do prefeito Erculano Carvalho, todos secretários participaram da audiência, assim como o presidente Câmara Municipal, Chico Antão, e os vereadores Netinho, Vanúsia Moura, Elisinho e representantes de diversos seguimentos da sociedade civil organizada.
Já a secretária de educação, Érica Carvalho, destacou como a pasta trabalha o tema nas escolas da rede municipal de ensino.
“Como todos sabem, é na escola que se forma cidadãos conscientes. Então, através da leitura de mundo, os profissionais, bem como toda a comunidade escolar, têm uma percepção da grande importância do meio ambiente para as futuras gerações, o que as fazem se preocuparem com o ambiente no qual vivem”, pontuou a secretária.
Erculano Carvalho
ERICA CARVALHO
Eufrásia Nascimento
MAZÉ CAMPOS
Yohana Carvalho
Texto Assis Santos