Um jovem ainda não identificado foi preso após, segundo a polícia, jogar bolo no prefeito Firmino Filho (PSDB) durante a comemoração do aniversário de 167 anos de Teresina na tarde desta sexta-feira (16) no bairro Poti Velho, na Zona Norte da capital. O corte do bolo foi marcado por um protesto contra a demolição de casas na área do Parque Lagoas do Norte.

Procurada para comentar o ocorrido, a Prefeitura de Teresina não se manifestou até a publicação desta matéria.

Cerca de 2 mil pessoas participaram do evento na praça do bairro Poti Velho, o mais antigo de Teresina. Com oito metros de comprimento, 70 centímetros de espessura, 167 kg, o bolo foi distribuído com água e refrigerante enquanto a banda 16 de Agosto e o projeto “Dançando na Praça” proporcionavam entretenimento aos presentes.

Moradora do bairro Poti Velho há 50 anos, a idosa Raimunda Vieira participou pela primeira vez do tradicional corte do bolo de aniversário de Teresina. “Tive sorte que um rapaz olhou para mim e me deu um pedaço de bolo, porque cheguei tarde. É um evento importante e maravilhoso”, contou ao G1.

A manifestante Maria Lúcia Sousa lamentou a atitude da Guarda Municipal e da PM. “Estávamos fazendo um protesto pacifico e o rapaz se assustou devido a brutalidade dos policiais e correu. Estão falando que ele recebeu o bolo e jogou no prefeito, mas nenhum de nós viu isso”, disse.

“Somos uma população que ajudou a construir a história dessa cidade e hoje se vê ameaçada. É muito duro você ser um pai e mãe de família e de repente ver um trator querendo derrubar sua casa. Fizemos esse protesto para sermos ouvidos, porque o prefeito não senta para conversar com a gente. Já enviamos ofícios pedindo para falar com ele e isso nunca aconteceu”, completou.

Segundo os manifestantes houve uso de gás lacrimogêneo e spray de pimenta. Francisco Oliveira afirmou que participa todo ano do corte do bolo e que resolveu, junto com alguns moradores da região, realizar a manifestação devido à demolição das residências na Vila Apolônia.

“Essa semana a prefeitura derrubou vinte casas lá na região e esse ano nós fizemos essa manifestação, porque o prefeito derruba a casa das pessoas e depois quer dá bolo para elas. O jovem que eles prenderam não é ladrão, é um trabalhador. Inclusive faz parte de movimentos sociais. Não é bandido e foi algemado. Só tiraram as algemas dele depois que o advogado chegou”, comentou Francisco Oliveira.

Fonte: G1 PI