As mortes no trânsito por excesso de velocidade nas BRs federais que cortam o Piauí mais que dobraram em 2019, o que equivale a um aumento de 125%. De janeiro a julho deste ano, 37 motoristas foram flagrados em velocidade incompatível com a via. No mesmo período foram registrados 16 acidentes graves, 45 feridos e nove mortos. Já em todo o ano anterior houve 40 flagrantes por excesso de velocidade, 17 acidentes graves, 58 feridos e quatro óbitos.
“É preocupante tendo em vista que finalizamos agora o 7º mês de 2019 e já temos o dobro de acidentes que tem como causa principal, concorrente ou consecutiva,a velocidade incompatível com o local”, ressalta Alexsandro Lima, inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI).
Ele destaca que a colisão do tipo frontal é a consequência mais comum do excesso de velocidade. Já os flagrantes mais recorrentes de velocidade incompatível com a via ocorreram ao Norte do Piauí.
“É importante salientar que esses dados foram levantados como causas de velocidade incompatível no momento do acidente. Porém outros fatores também contribuíram para os acidentes”, pontua Lima.
O inspetor da PRF acrescenta que a PRF vai intensificar, inclusive através do policiamento ostensivo, a fiscalização de controle de velocidade da via.
“Alguns condutores ainda insistem em desenvolver atividades ‘astronômicas’ em torno 180 a 200 km nas rodovias que não têm estrutura física para tal. Além de radares, a PRF vai fazer presença ostensiva para tentar inibir esse tipode prática”, disse Alexandro Lima.
Cidade Verde