O secretário de Agricultura e Abastecimento de Picos, Aurino Guimarães, assumiu recentemente o comando da pasta. Em entrevista à nossa reportagem, o gestor falou dos trabalhos que foram iniciados, dentre eles, a recuperação de estradas vicinais e ainda, ações relativas à distribuição de água.
Aurino relatou a preocupação com os furtos de água que estão ocorrendo na zona rural do município. Segundo ele, muitos desvios foram encontrados para fins particulares como o abastecimento de criatórios de peixes, reservatório para animais, dentre outros.
“Infelizmente existem muitos desvios de água e nós vamos tomar as medidas cabíveis. E a pessoa desvia as vezes até para um criatório de peixe, deixando as pessoas à frente da rede sem água, então nós estamos corrigindo isso, nossa equipe está diariamente nas comunidades tentando resolver esses problemas. Pedimos à população que use a água de forma devida, a água é um produto que tem fim e nós temos que racionar”, destacou.
O desvio de água é classificado como furto, a pessoa que comete esse tipo de crime pode até ser presa.
O gestor falou sobre as prioridades que estão sendo dadas quando é feita a distribuição hídrica nas localidades.
“Nós temos o comprometimento de abastecer as comunidades, mas nós não temos a obrigação, por exemplo, a pessoa está desenvolvendo uma atividade que é lucrativa, como farinhada, nós não temos a obrigação de colocar [a água]. Se o carro-pipa tiver disponível, nós mandamos, existe muita demanda nesse sentido, mas o pessoal tem que entender que eu não posso estar destinando a água para a pessoa fazer uma atividade agrícola, como irrigação; a água é para o consumo humano e animal, mas também um grande criador de animais, ele tem que comprar sua água. Essa é a nossa orientação para os companheiros que estão no campo”, acrescentou.
Recuperação de estradas
Guimarães destacou as ações que já estão sendo executadas nas estradas do município.
“Nós temos uma equipe que está trabalhando na recuperação das estradas vicinais do nosso município, e fazendo bem feito, que é um diferencial hoje da gestão do Padre Walmir. Fazer, não é só uma gambiarra, nós estamos fazendo bem feito. É uma equipe que conta com cinco caçambas, uma pá enchedora, uma patrol e um carro-pipa para estar fazendo a compactação. É um trabalho que está tendo uma resposta muito positiva da população, eu estive no Angico Branco, onde nós estamos com uma equipe, temos as dificuldades, mas estamos procurando solucionar”, concluiu.