Consumidores precisam estar atentos à origem dos produtos que são comprados em sites de compras e vendas, além dos grupos de Whatsapp e Facebook ou até mesmo de pessoas conhecidas que vedem algum produto a baixo do valor e sem nota fiscal. Isso são alguns fatores que facilitam a comercialização de produtos furtados e roubados. O plantonista conta que em Picos a prática é muito comum principalmente em vendas de veículos.

O chefe de plantão da central de fragrante de Picos, Abelardo Oliveira, afirma que é interessante o consumidor saber que ele está cometendo um crime quando compra produto roubado. O plantonista aconselha que desconfiem de promoções de aparelhos eletrônicos muito atrativas, e para se precaver o comprador sempre deve exigir nota fiscal.

“ A orientação da polícia é que toda vez que lhe oferecer um produto seja eletrodoméstico, celular ou qualquer objeto você peça a nota fiscal, mas se a pessoa dizer ‘não a nota fiscal eu perdi, está na minha casa com fulano de tal’, pois não compre.  Só compre com nota fiscal, pois muitas vezes a pessoa vende dizendo que está precisando, que quer vender e aquele produto pode ser roubado ou furtado”, disse.

Abelardo explica que a pessoa que compra produtos roubados responderá pelo crime de receptação, artigo 180 do código penal.

Confira a entrevista

Abelardo Oliveira