Foto: Prefeitura de Picos

O Centro de Especialidades Odontológico de Picos (CEO) atende diariamente cerca de 20 pacientes em diversas especialidades, entre elas, próteses, canal, periodontias e cirurgias complexas que não são realizadas nas unidades básicas de saúde do município.

Segundo o coordenador do CEO, Bruno Jales, para o paciente ter direito a uma consulta no órgão, é necessário que o mesmo procure a unidade básica de saúde do seu bairro e o dentista encaminha para o Centro de Especialidades Odontológicas.

“Nosso atendimento é todo referenciado, o paciente chega no posto de saúde, na UBS da sua origem e o dentista vai atender, vai fazer os procedimentos que faz naquela UBS, o que não for feito é que o dentista vai referenciar no CEO, o paciente não pode chegar diretamente no CEO não, ele vem referenciado, vem com o encaminhamento, a gente faz o agendamento e aí sim posteriormente, ele vai ser feito aquele atendimento que ele necessita”, disse.

O coordenador explica que o centro tem uma demanda muito grande de pacientes, e que cada especialidade é feito um agendamento conforme os atendimentos.  “ A gente faz tudo agendado aqui, a gente liga para o paciente marcando o dia, confirma novamente a ligação com o paciente do dia do agendamento para a gente não ter um grande índice de falta”, disse.

O Centro de Especialidades Odontológico atende todos os dias com atendimentos de determinadas especialidades. Atualmente nove dentistas e sete auxiliares atendem na unidade. Profissionais do CEO já realizaram uma média de 170 atendimentos por mês, na área de cirurgia bucal nos mais diversos tipos de procedimentos.

Confira a entrevista

 Bruno Jales