Agência do BB em Picos (Foto: Daniela Meneses)

Os trabalhadores e servidores públicos que trabalharam com carteira assinada em 2017 têm direito a receber o abono PIS/Pasep, caso a média da remuneração durante o ano não seja maior que dois salários mínimos. O prazo final para fazer o saque é até o dia 28 de junho.

O pagamento do PIS é feito na Caixa Econômica Federal para trabalhadores de empresas privadas. E o do PASEP, no Banco do Brasil, para servidores públicos.

O presidente regional do Sindicato dos Bancários de Picos, Antônio Libório, faz um alerta à população que ainda não foi às agências sacar o abono.

“Todas aquelas pessoas retardatárias que não sacaram o ano passado, têm direito de sacar esse ano. Por isso é bom aquelas pessoas que tenham dúvidas, ir nas agências bancárias, porque a partir do mês de julho, dia 15, 16; nós já vamos pagar referente ao calendário de 2018. Então essas pessoas se não vierem receber até o final deste mês, aí vai entrar em depósito e só receberá quando a pessoa se aposentar ou sair do emprego, por isso é bom procurar as agências para buscarem informações”, orientou.

Para ter direito aos valores, o trabalhador precisa:

– Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos

– Ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2017

– Ter recebido, em média, até, no máximo, dois salários mínimos por mês

Antônio Libório informou ainda que o cidadão deve apresentar, no momento que for solicitar a retirada do abono, os documentos pessoais e o número do PIS ou PASEP. Ele destacou também que a partir do próximo mês, os bancos já darão início ao pagamento referente ao ano de 2018.

CONFIRA A ENTREVISTA COM ANTÔNIO LIBÓRIO