Início Destaque Recuperação do trecho da PI 238 na zona urbana de Picos é...

Recuperação do trecho da PI 238 na zona urbana de Picos é concluída

Já foi concluída a obra de recuperação da malha asfáltica de um trecho da Rodovia Estadual, PI 238, localizado no bairro Ipueiras, zona urbana da cidade de Picos. O serviço foi executado pela Construtora e Incorporadora Soma Ltda.

De acordo com Cesar  Lima, engenheiro da empresa, alguns imprevistos no decorrer dos trabalhos alteraram o cronograma de execução do serviço. “O trabalho transcorria dentro do previsto no plano de execução, mas houve um rompimento na tubulação da rede de abastecimento, o que provocou um acúmulo de água em frente as residências. Então foi necessário interromper o serviço para fazer a drenagem da água acumulada e em seguida, a correção da rede pela Águas e Esgotos do Piauí S.A. (Agespisa) ”, disse ele.

O engenheiro Fábio Lima

Outro empecilho apontado pelo engenheiro foram as chuvas que caíram na cidade nos dias 15 e 16 de maio. “Com a chuva, o solo que já estava molhado ficou ainda mais úmido e devido ao encharcamento, ficou impossível fazer qualquer tipo de intervenção provocando ainda mais atraso”, pontuou.

Ainda segundo Cesar, um novo rompimento foi detectado e mais uma vez a empresa de abastecimento de água teve de parar. “ A Agespisa mobilizou uma equipe que ficou à nossa disposição, mas aí o problema foram os anéis de vedação que não foram encontrados no comércio local e atrasou a conclusão do reparo”, ressaltou.

Conforme o engenheiro, passados os percalços, a obra retornou ao ritmo de normalidade proposto pela construtora. “Acredito que no máximo em 15 dias estaremos entregando o trecho da via, já que o trabalho que falta é apenas de sinalização e construção de meio fio. E isso não depende mais de máquinas, esse trabalho é feito por homens” salientou.

Cesar Lima também destacou que a Construtora Soma, durante todo o período de paralisação do trabalho, esteve em contato com a Prefeitura Municipal de Picos, Agespisa e moradores, para, na medida do possível, resolver as questões levantadas pela comunidade. Lima concluiu reafirmando o compromisso da empresa nas obras por ela executada.

O gerente regional da Águas e Esgotos do Piauí S.A. (Agespisa), Sérgio Alves, ressaltou que mesmo a concessionária de Águas e Esgotos não sendo a responsável pela recuperação da via, se colocou à disposição da empreiteira cooperará na resolutividade do problema apresentado na sua rede de distribuição. “Como todo mundo sabe, o serviço não era de nossa competência, mas como comprometeu nosso sistema, colocamos uma de nossas equipes à disposição”, comentou Sérgio.

Gerente regional da Agespisa, Sérgio Alves

Proprietário de um empreendimento na área recuperada, o microempresário Junior Luz, disse que a conclusão do trabalho representa alívio para os moradores e motoristas que trafegaram pela PI. “A situação aqui era caótica, transitar nesse trecho representava risco tanto para os condutores quanto para pedestre. É claro que houve um pequeno transtorno, o que é normal em obras de mobilidade urbana, para a gente o importante é ver o problema solucionado”, concluiu.

Júnior Luz

A intervenção na rodovia vinha sendo cobrada a meses pela população do bairro Ipueiras e comunidades adjacentes. A PI 238 interliga a cidade de Picos aos municípios de Sussuapara e Bocaina.