Nesta quarta-feira (12) a Polícia Rodoviária Federal realizou mais uma apreensão de madeira sendo transportada de forma ilegal na BR 316, em frente ao posto da PRF de Picos.
O inspetor da PRF de Picos, Jorge Madeira, contou que a apreensão aconteceu durante a madrugada – por volta das 03 horas. Ele destaca que, geralmente, motoristas que transportam produtos de forma ilegal escolhem esses horários com o intuito de não serem abordados.
O motorista, ao ser parado pelos agentes, apresentou um documento falsificado, que foi emitido para burlar a fiscalização.
“A equipe de plantão constatou que aquela documentação, se tratava de uma documentação falsa, a Documentação de Origem Florestal, a chamada DOF, dessa maneira, a equipe lavrou o TCO e o veículo e a referida madeira foram apreendidos e se encontram aqui no posto de Picos e estão à disposição do Ibama, para tomar as devidas providências com relação à carga”, acrescentou.
No veículo continha madeira de diversas espécies que seriam da cidade de Uruará (PA). Na oportunidade, o agente falou sobre as constantes apreensões de madeira ilegal realizadas na região.
“Mais uma vez fica comprovado que Picos realmente é a rota de escoamento dessa madeira ilegal. Essa madeira que é extraída do Pará, que é o grande polo produtor de corte da madeira, e Picos fica localizado em uma região de escoamento dessa madeira ilegal que vai abastecer grande parte do Nordeste e até mesmo outras regiões do país”, concluiu.
Apreensões
A Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF-PI) revelou que o Piauí vem sendo utilizado como rota para a prática de crimes ambientais. Por isso, a fiscalização vem sendo intensificada. Somente nesse ano, foram apreendidos 361,03 metros cúbicos de madeira. Vale lembrar que em 2018 foram 1.267, 33 metros cúbicos e no ano de 2017 foram 911,58 metros cúbicos.