Duas importantes ações de governo foram realizadas na manhã desta quinta-feira (06) na cidade de Geminiano pela gestão do prefeito Erculano Carvalho. A Secretaria Municipal de Educação, através da secretária Érica Carvalho, em parceria com a Prefeitura Municipal, adquiriu com recursos próprios uma biblioteca infantil com um acervo de mais de 400 livros, sendo estes, lúdicos e dinâmicos, de acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular.
A biblioteca deverá ser inaugurada no final deste semestre, quando encerrar a reforma da Escola Tia Rosa. O acervo beneficiará cerca de 140 crianças da Educação Infantil da zona urbana e rural do município. Logo em seguida foi entregue um ônibus escolar adquirido através do Programa Caminho da Escolar, por intermédio do Deputado Federal Fabio Abreu, atendendo a uma solicitação do vice-prefeito Luís Gonzaga e do líder político, Azul.
Para o prefeito Erculano Carvalho, a biblioteca vai servir como estímulo para que os alunos tomem o gosto pela leitura. Em relação ao novo ônibus, o gestor destacou que o veículo irá aumentar a atual frota que garante transporte para os alunos do município. “Estou muito contente, primeiro em poder proporcionar com que nossas crianças tenham acesso à leitura, pois sabemos que é através dela que formamos cidadãos críticos. E quanto ao ônibus, já dispomos de uma excelente frota, e esse com certeza será importante no reforço do transporte escolar”, comentou.
De acordo com a secretária Erica Carvalho, o acervo de livros irá ajudar na aprendizagem, no desenvolvimento social e cultural das crianças, bem como no desenvolvimento de diversas metodologias aos professores da Educação Infantil. “Todos sabem a importância que os livros têm e essa biblioteca é fundamental, porque nossos alunos precisam ter acesso, precisam visualizar isso. O fato de eles se depararem com a biblioteca vai despertar a intenção de ler um livro, a vontade”, disse ela.
Para o coordenador geral de Educação, Railton Pinheiro, a leitura proporciona melhoria do conhecimento e permite que as pessoas exercitem a criatividade. “O livro é importantíssimo na nossa vida, ajuda no vocabulário, ajuda na formação das pessoas. As pessoas podem viajar na imaginação e é isso que a gente quer”, ressaltou.
Geminiano está entre os 18 municípios do Piauí que podem receber recursos para investimentos e custeio da educação do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE), de acordo com levantamento do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social (Indes), que trabalha há 15 anos com assessoria às prefeituras municipais. Os outros 206 municípios com o PAR bloqueado estão com pendências, sendo que desses, 161 estão com pendências de obras e 45 municípios estão com pendências em conselhos de merenda escolar e transporte escolar, habilitações e prestação de contas de recursos oriundos da educação.
Veja mais imagens!