A Campanha Nacional de Vacinação teve o prazo prorrogado pelo Ministério da Saúde e aberta para a população em geral. Entretanto, em Picos a imunização não foi estendida por falta de estoque das doses da vacina.

De acordo com a supervisora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Mariana Fontes, não será enviada nova remessa de material para o município.

“Em alguns municípios a campanha foi prorrogada, como é o caso de Teresina, porque lá eles tinham estoque suficiente. No informe técnico que nós recebemos do estado, eles destacam que não vai haver o envio de novas doses para o município, e que essa prorrogação e essa liberação para a população que não é de risco, só pode acontecer se o município tiver estoque, que não é o caso de Picos”, explicou.

Mariana Fontes afirma que até a próxima sexta-feira (07) a imunização será feita, mas apenas para aqueles inseridos no grupo prioritário que já estavam com agendamento previsto para receber a dose.

“A gente estendeu até sexta-feira, porque algumas enfermeiras de alguns postos agendaram já com antecedência para fazer a vacinação dos acamados e a segunda dose das crianças que necessitam dela”, acrescentou.

Meta

Até a manhã dessa segunda-feira (03) a Secretaria Municipal de Saúde contabilizou a cobertura vacinal em 80%, porém, a supervisora de imunização informa que ainda há números a serem inseridos no sistema, ou seja, a meta atingida pela secretaria é maior do que o registro feito até hoje. Mariana destacou que a porcentagem estabelecida pelo Ministério da saúde, que é de 90%, será atingida em Picos.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA COM MARIANA FONTES