A Catedral Nossa Senhora dos Remédios passará por algumas mudanças na estrutura física. A troca do piso da igreja por granito foi anunciada e tem dividido a opinião dos picoenses.
O bispo Dom Plínio afirmou que a mudança foi sugerida pelos fiéis da catedral e também alguns empresários. Ele esclareceu que antes da tomada de decisão de mudar o piso da igreja, foi feito um plebiscito e a maioria votou pela alteração e só depois a questão foi levada para o Colégio de Consultores do Bispo e em seguida enviada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Dom Plínio falou também que a pesquisa foi feita com os fiéis da igreja e não com a população em geral. “A maioria votou a favor, as pessoas que frequentam a igreja, porque aqui são 80 mil pessoas nessa cidade, mas os que frequentam a igreja são em número bem menor […]. Nós não saímos perguntando nas ruas porque consideramos que o público católico consciente é aquele que vem à igreja. Uma pessoa que passa anos e anos sem vir à igreja poder opinar sobre um assunto, de certa forma a gente respeita, mas não tem tanta eficácia quanto a pessoa que participa”.
O engenheiro responsável pela obra, Ayrton José Luz, fala como será executado o trabalho da Catedral de Picos. Ele afirmou que o material retirado será aperfeiçoado e comercializado para arrecadar recursos para o novo piso da igreja.
“Na primeira etapa vão ser retirados os ladrilhos hidráulicos, que eles vão fazer parte da campanha para arrecadar recursos para o piso. Esses ladrilhos vão ser remoldurados, vai ser colocada uma imagem da santa, da Nossa Senhora dos Remédios na lateral do piso e ele vai servir de testemunho para as famílias, depois vai ser comercializado e é uma maneira de a população e as famílias contribuírem para a reforma da igreja, a execução do novo piso”, disse.
Ayrton José Luz destacou também outras mudanças que serão feitas na igreja e falou que a obra deverá ser concluída até fevereiro de 2020 e tem valor estimado em RS: 800.000,00 (oitocentos mil reais).
“Além do piso, vai ter uma mudança no presbitério para atender a determinação do Conselho do Vaticano, que é a limpeza do altar. O altar é muito carregado e liturgicamente não está correto. A Nossa Senhora dos Remédios vai sair acima da cruz do Cristo e vai ficar no pedestal na lateral. Os confessionários também serão repaginados, serão colocados no fundo da igreja, serão climatizados. Nós vamos ter também a retirada dos ventiladores que estão fora de uso. As cruzes de consagração da igreja também serão colocadas em posições estratégicas. E também as vias sacras, ocorrerá um posicionamento das peças que compõem a igreja”, descreveu José Ayrton Luz.
CONFIRA AS ENTREVISTAS
DOM PLÍNIO
JOSÉ AYRTON LUZ