Em dias de muito calor, é comum transpirar bastante. Ou após atividades físicas intensas. Entretanto, o excesso de suor exige atenção. Mas qual o motivo? A causa pode estar na hiperidrose. Pessoas que sofrem do problema costumam suar até mesmo quando a temperatura está baixa ou quando descansando.
Causas
Transpirar ajuda a manter o corpo frio. Todas as pessoas passam por isso, especialmente em dias de temperaturas muito altas, após exercícios físicos ou durante uma situação estressante.
No entanto, o suor excessivo também pode ocorrer em outras situações. Pessoas com hiperidrose parecem ter glândulas sudoríparas superativas. O suor incontrolável pode levar à sensação de desconforto significativo, tanto físico como emocional.
Primária
Quando o suor em excesso afeta as mãos, pés e axilas, é chamado de hiperidrose primária ou focal. A hiperidrose primária afeta de 2% a 3% da população. Ainda assim, menos de 40% dos pacientes com essa condição busca auxílio médico. Na maioria dos casos de hiperidrose primária, nenhuma causa é encontrada, o que leva os médicos a acreditarem que se trata de um problema hereditário.
Secundária
Se a sudorese ocorre como resultado de outra condição médica, é chamada hiperidrose secundária. O suor pode ocorrer em todo o corpo ou em apenas uma área.
Diagnóstico de Hiperidrose
É clínico e baseado nos sintomas e em uma série de questionamentos que são feitos aos pacientes. O médico avaliará a possibilidade da hiperidrose estar relacionada a doenças mais graves.
Tratamento
O tratamento para suor excessivo causado por hiperidrose costuma ser clínico ou cirúrgico. Nos casos mais leves, podem ser indicados medicamentos orais e de uso tópico. A aplicação de botox também ajuda a controlar a sudorese.
Quadros mais graves, porém, podem exigir intervenção cirúrgica. Neste caso, ocorre a retirada das glândulas sudoríparas das axilas, ou de gânglios da cadeia simpática (simpatectomia).
Estadão Conteúdo